PILATES

PILATES é um sistema de treinamento personalizado e completo que utiliza equipamentos e assessórios exclusivos, visando trabalhar o corpo na sua totalidade desde a musculatura mais profunda até a mais periférica.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Pilates-7.gif

Principais benefícios da prática do PILATES:

– Melhora a postura e a resistência muscular,

– Expande a consciência corporal,

– Aumento da resistência física e mental,

– Aumento da concentração,

– Tonifica a musculatura,

– Maior mobilidade articular,

– Melhora a coordenação motora,

– Ajuda no controle do peso,

– Alivio de tensões e dores musculares,

– Evolução da marcha e corrida,

– Fortalece os músculos abdominais,

– Equilíbrio de todas as funções do corpo,

– Ajuda a melhorar a respiração,

– Aumento da flexibilidade e alongamento,

– Promove relaxamento, o bem estar e eleva a autoestima.

O DAISHIZEN DOJO possui instalações amplas para a prática de Pilates com equipamentos novos e modernos. O espaço está capacitado para atender as necessidades de seus praticantes, tornando-se o lugar ideal para aquelas pessoas que procuram uma transformação mais prazerosa, facilitada e melhora da qualidade de vida.

EQUIPAMENTOS DE PILATES

Com uma metodologia criada por influências de algumas ciências como: PNL (Psicologia Neuro Lingüistica), Psicologia Positiva, Estudos da Fáscia, Anatomia Emocional e Física Quântica, entre outras; propicia uma melhor interação na comunicação entre professor e aluno.

As aulas podem ser realizadas individualmente ou em grupos fechados de, no máximo, três alunos. Desta forma, visa atender as necessidades de um modo mais personalizado, buscando sempre a excelência na prestação de serviços e respeitando sempre a evolução individual.

MAT PILATES

A aula de Mat Pilates é realizada independente de equipamentos. Com exercícios de solo onde utiliza-se o peso do próprio corpo e sempre buscando uma movimentação natural deste, tem como desafio para a sua execução a própria gravidade. As atividades realizadas no solo podem ser auxiliadas com os acessórios próprios do Pilates.

O CRIADOR DO MÉTODO PILATES – JOSEPH HUBERTUS PILATES (1883-1967)

“A saúde física é o primeiro requisito para a felicidade.” Joseph Pilates

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Joseph-Pilates-1.jpg

Joseph Hubertus Pilates (1883-1967) nasceu em Mönchengladbach localizada na Alemanha. Filho de um ginasta grego com uma naturapata que acreditava na autocura. Na sua infância era muito doente sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Na sua juventude começou a dedicar sua vida em favor da melhoria da sua saúde, melhorar o condicionamento físico e evitar as consequências dos seus problemas respiratórios. Como autodidata começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos da medicina oriental. Com isso, Joseph Pilates descobriu e estudou diversos tipos de atividades físicas como a musculação, ioga, mergulho, artes marciais e se inspirou nos movimentos dos animais em suas observações.

Durante a primeira Guerra Mundial, foi internado com outros cidadãos alemães. Joseph enfrentou situações precárias para viver e foi aí que ele resolver colocar todo o seu conhecimento em prática desenvolvendo sua técnica de condicionamento físico. Durante a última parte da guerra, ele serviu como um ordenado em um hospital, onde trabalhou com os pacientes incapazes de caminhar. Ele retirava as molas das camas para criar equipamentos nos quais esses indivíduos pudessem realizar os movimentos deitados. Conforme os pacientes apresentavam melhoras, ele aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar mais força e flexibilidade, trabalhando não só com seus corpos, mas também suas mentes através da respiração.

Em 1920 Joseph Pilates mudou-se para os Estados Unidos e durante essa migração, ele conheceu Clara, que então se tornou sua esposa. Juntos inauguraram um estúdio de condicionamento físico do corpo e ensinaram Pilates para diversas pessoas até a década de 60, onde então passaram a desenvolver um conceito de um sistema integrado e abrangente de exercícios físicos, que foi chamado de “Contrologia”, baseando-se no controle da mente sobre os músculos.

Foi somente após sua morte em outubro de 1967, que se tornou como Pilates ou o Método Pilates e mesmo na terceira idade ele ainda manteve seu corpo em forma.

Até os anos 80, o Pilates era utilizado apenas por dançarinos e atletas, porem nos dias atuais, o Método tem fama internacional e é praticado por milhões de pessoas, seja com o objetivo de reabilitação, condicionamento físico, melhora da postura e do controle corporal, conquista de consciência corporal e domínio sobre os mais variados movimentos gradativamente.

O Método Pilates tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiologicos, ajudam a movimentar o corpo com economia de esforço, e é compreendido atualmente dentro de seis princípios:

1. Concentração

“Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor.” (Pilates, 1945)

O principio da concentração diz respeito a prestar atenção nos movimentos de cada parte do corpo e no exercício que está sendo executado para que sejam realizados com maior eficácia possível.2

2. Centralização

Ativação do que Pilates nominou de “Powerhouse” (casa ou centro de força), de onde se originou todos os movimentos do corpo. É uma região que compreende alguns músculos que dão estrutura de suporte responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento destas musculaturas entre as áreas das cinturas escapular, abdominal e pélvica proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.

3. Fluidez

“O movimento deve sempre ser fluido a partir do centro de força para fora.” (Pilates, 1945)

Refere-se ao tipo de movimento que não são rápidos nem lentos, mas num ritmo cadenciado, que deve ser de forma controlada e continua.

4. Controle

Durante a realização dos exercícios de Pilates os movimentos e a postura geram uma integração motora e devem ser realizado com atenção. O controle é uma chave importante para se alcançar a qualidade do movimento a fim de aprimorar a coordenação motora de todo o corpo visando um padrão suave e harmônico.

5. Precisão

Refere-se à realização da técnica de maneira precisa, para que os movimentos sejam feitos corretamente. Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.

6. Respiração

O ato de inalação e exalação é uma importante etapa do exercício. Os movimentos respiratórios devem ser coordenados e sincronizados com o exercício. A respiração quando realizada de maneira correta permite a boa oxigenação dos tecidos durante o exercício.

“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.” Joseph Pilates

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Joseph-Pilates-Equipamento.jpg

SE INTERESSOU? NÃO PERCA MAIS TEMPO E MELHORE AGORA A SUA SAÚDE E SINTA OS BENEFÍCIOS DE TER UM CORPO MAIS ENERGIZADO, ALONGADO E FORTALECIDO!!!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SCLRN 716 bloco E loja 06 – Asa Norte – Brasilia, DF – Brasil