SHIHAN WAGNER BÜLL – 7º DAN AIKIKAI

“O aikido é a ciência da vida e, como tal, é aquela que ensina os meios de se viver em harmonia com as Leis da Natureza e, consequentemente, com as Leis Universais, das quais as primeiras se derivam.” (Wagner Büll Shihan).

Shihan Wagner Büll nasceu em Londrina, Paraná, no ano de 1949. Desde a infância teve estreito contato com a colônia japonesa local, bem como com a sua rica cultura, travando assim conhecimento com as artes marciais. Praticou judo, boxe e por fim veio iniciar-se no aikido, arte que o acompanharia por toda a vida.

Shihan Wagner Büll com o Sandai Doshu Moriteru Ueshiba na sede do Instituto Takemussu.

Wagner Büll Shihan, iniciou seus estudos no aikido, através do professor Jorge Dirceu Van Zuit, em Curitiba. Posteriormente depois mudou-se para São Paulo, para realizar o curso de pós-graduação em engenharia civil, e continuou a treinar durante cinco anos com o professor Keizen Ono e Reichin Kawai, um dos introdutores da arte no Brasil.

Em São Paulo, conheceu o monge xintoísta Massanao Ueno que foi quem o iniciou no Takemussu Aiki e nos aspectos esotéricos e espirituais da arte. Fundou o Instituto Takemussu e conseguiu o reconhecimento da entidade como representante do Aikido Tradicional no país, através do CND e posteriormente criou a Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai.

Através do Professor Yoshimitsu Yamada, estabeleceu contato com a Central Mundial do Aikido, o Aikikai Hombu Dojo. Foi graduado como 6º dan pelo Shihan Yoshimitsu Yamada, sendo reconhecido posteriormente pelo Doshu Moriteru Ueshiba, bem como, também, teve a oficialização de sua organização pelo Hombu Dojo.

Em 2009 foi reconhecido como Shihan (PH.D. em Aikido) pelos seus esforços, dedicação e trabalho em prol do aikido, sendo o primeiro professor de aikido Latino Americano a receber o título. Em 2017, Shihan Wagner Büll é graduado para 7º dan pelo Doshu.

Shihan Wagner Büll é tecnicamente um tradicionalista e procura treinar a arte o mais próximo possível da forma ensinada pelo Fundador do Aikido, destacando sempre que é uma arte marcial eficiente como defesa pessoal, mas com propósitos de iluminação espiritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *