AIKIDO & TAKEMUSSU AIKI – UMA BREVE INTRODUÇÃO

” O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo. É mais do que isso. Derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as Leis do Universo, tornar-nos unos com Ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente.” (Morihei Ueshiba – 1883-1969)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é O-sensei-1.gif

O AIKIDO, criado em 1942 através de seu filho Kisshomaru Ueshiba (27/06/1921-04/01/1999), é um treinamento de excelência, de aperfeiçoamento pessoal, que utiliza movimentos oriundos da arte de O-Sensei , de uma maneira padronizada, através da realização de katas. Trata-se de uma prática onde através da repetição dos movimentos consegue-se uma melhora dos reflexos e da flexibilidade, além de servir como uma atividade para a melhoria da saúde, da personalidade, da intuição e de melhorias relacionadas à socialização e relaxamento.

Os seus vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é AIKIDO-significado.png

O TAKEMUSSU AIKI é um SHINBUDO (arte marcial do Kamis), criado por Morihei Ueshiba (1883-1969) e que contêm a essência de todas as religiões e utiliza aspectos marciais como uma ferramenta para alcançar a sabedoria divina.

A prática do TAKEMUSSU AIKI busca o equilíbrio e integração do ser humano com o DAISHIZEN (A Grande Natureza). Trata-se de uma arte marcial eficiente, pois se baseia no controle físico e psíquico (corpo e mente) do oponente através do seu KI e que trabalha o inconsciente do praticante. A prática propicia que o praticante aprenda a cultivar, desenvolver e, acima de tudo, a manejar seu poder interior, seu KI.

Aprender a manejar o KI e usar este para se harmonizar com o KI de outra pessoa resultará em equilíbrio, harmonia e felicidade para ambos. Desenvolvendo sua energia interna e aprendendo a técnica do AIKI, fará com que, cada vez mais, o praticante consiga se adaptar as mudanças que ocorrem ao seu redor (físicas, mentais e energéticas), buscando sempre a harmonização das situações, independente de como estas se apresentam, pois a técnica AIKI combina o controle da mente do atacante com estratégias de lutas, sempre buscando o máximo de efeito com o mínimo de esforço.

Todos podem se beneficiar da prática do AIKIDO e do TAKEMUSSU AIKI, independente de condições físicas, idade ou sexo. Por não possuir competições, o aprendizado se volta, completamente, à promoção da integração corpo, mente e espírito e consequentemente de obter uma vivência mais positiva, saudável, equilibrada, harmônica e feliz.

Ambas as artes são boas e embora diferentes se complementam. Geralmente o praticante vai combinando as duas artes e adquirindo o melhor do que ambas tem a oferecer. O aprofundamento traz um grande benefício para a personalidade do praticante, tornando-o mais determinado, equilibrado, forte e sempre buscando a sua integração com o Universo, despertando para sua atuação, responsabilidade, felicidade e gratidão.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tenor-4.gif

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SCLRN 716 bloco E loja 06 – Asa Norte – Brasilia, DF – Brasil