AIKIDO – O que é?!

” O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo. É mais do que isso. Derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as Leis do Universo, tornar-nos unos com Ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente.” (Morihei Ueshiba – 1883-1969)

O aikido é um caminho marcial japonês, criado por Morihei Ueshiba (1883-1969), que utiliza a arte marcial como uma ferramenta para alcançar a sabedoria divina.

Os seus vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira:

A prática do aikido busca o equilíbrio e integração do ser humano com o DAISHIZEN (A Grande Natureza). No treinamento, o praticante cultiva e desenvolve sua resiliência, o que faz com que aprenda, cada vez mais, a se adaptar as mudanças que ocorrem ao seu redor, buscando sempre a harmonia nas situações, independente de como estas se apresentam.

Os movimentos executados na arte seguem as leis naturais, o que permite serem executados de forma natural e por qualquer pessoa, buscando o conceito de não resistência (gerando o máximo de efeito com o mínimo de esforço), mas com grande vigor e energia.

Desta maneira todos podem se beneficiar de sua prática, independente de condições físicas, idade ou sexo. Por ser um autêntico BUDO e não possuir competições, o aprendizado se volta, completamente, à busca da integração corpo, mente e espírito e consequentemente em uma vivência mais positiva e harmônica.

O aprofundamento na arte traz um grande benefício para a personalidade do praticante, tornando-o mais determinado, equilibrado, forte e sempre buscando a sua integração com o Universo, despertando para sua atuação, responsabilidade, felicidade e gratidão.

1 pensou em “AIKIDO – O que é?!

  1. Rafael Castelo

    Pratico Aikido a bastante tempo e encontrei no Daishizen Dojo a minha casa e também um lugar para seguir a arte da paz. No nosso Dojo sentimos a segurança de estar praticando Aikido de nível internacional, com aulas ministradas por senseis igualmente reconhecidos internacionalmente pelo Hombu Dojo em Tóquio. O Aikido é uma arte com natureza própria, cujo estudo, cujo caminho (Budo), precisa de um direcionamento apropriado. Isso encontramos no Daishizen!
    Fica aqui meu agradecimento ao Sensei Diego, Sensei Lydia e Sensei Alexandre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *